sábado, 6 de março de 2010

Conceito de sociedade.


Em Sociologia, uma sociedade é o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, preocupações e costumes, e que interagem entre si  constituindo uma comunidade.  A sociedade é o objeto de estudo das ciências sociais, especialmente da Sociologia.

Também se chama de sociedade ou associação. O agrupamento de pessoas para a realização de atividades privadas,  sendo reservada à primeira expressão à reunião com fins empresariais e  a segunda para o conjunto que visa resultados sociais independentemente de  benefícios financeiros.

 Uma sociedade é um grupo de indivíduos que formam um sistema semi-aberto,  no qual a maior parte das interações é feita com outros indivíduos pertencentes ao mesmo grupo. Uma sociedade é uma rede de relacionamentos entre pessoas. Uma sociedade é uma comunidade interdependente. O significado geral de sociedade refere-se simplesmente a um grupo de pessoas vivendo juntas numa comunidade organizada.

A origem da palavra sociedade vem do latim societas, uma "associação amistosa  com outros". Societas é derivado de socius, que significa "companheiro", e assim o significado de  sociedade é intimamente relacionado àquilo que é social.  Está implícito no significado de sociedade que seus membros compartilham interesse ou preocupação mútuas sobre um objetivo comum. Como tal, sociedade é muitas vezes usado como sinônimo para o coletivo de cidadãos de um país governados  por instituições nacionais que lidam com o bem-estar cívico.

Pedro Salvetti Netto considera existir três elementos constitutivos da sociedade assim dispostos:


          a) elementos ou causas materiais: homem e base física;

          b) elementos ou causas formais: normas jurídicas e poder;
          c) elementos ou causas finais: várias.


Homem: é o elemento fundamental da sociedade. A sociedade existe para o homem e constitui-se de homens vinculados, unidos, relacionados em busca de um fim comum.


 Base Física: é a base física que propicia a estabilidade das relações humanas em sociedade. Seu âmbito compreende o limite espacial de vigência do poder social. Compreende, portanto, o lugar onde são desenvolvidas as relações sociais.

Normas Jurídicas: o intuito da normatização social é organizar a sociedade e disciplinar o comportamento de seus associados, visto que elas estabelecem os direitos e deveres destes, limitando-lhes, com a garantia do poder , os arbítrios individuais de forma a instituir a ordem social. É pelas normas que os indivíduos se relacionam e logram, no âmbito da sociedade, atingir ao fim almejado.

 Poder: é a força que faz com que as normas sejam executadas. Sem ele, a sociedade descambaria para o caos; à organização sucederia o anarquia, hábil a aniquilar, suprimir e impedir qualquer possibilidade de relação, de comunicação, de convivência.


Finalidade: toda ação humana está voltada à busca de determinados objetivos. Portanto, ao se agrupar, o homem está em busca de um determinado fim que suas ações isoladas não conseguiriam alcançar. Esse objetivo é denominado fim comum, que nas sociedades políticas corresponderia ao bem comum.

Algumas Atividades:

1) Qual o modelo de mensagem que a figura transmite? Esse modelo de mensagem tem a ver com a realidade? Por que?

2) Qual a importância da sociedade para o indivíduo?

3) Qual a utilidade da sociologia no Ensino Médio?

4) Por que, na tua visão, os seres humanos se unem em torno de obejtivos?

Um comentário:

  1. parabéns pela iniciativa e pelo blog propriamente dito...voltaremos outras vezes para comentar e usufruir...grande abraço palhaçês e evoé!!!

    ResponderExcluir